Eventos

A ANCSUB na XXIV Feira Nacional do Porco

“Apoio ao Empreendedorismo do Sector Agroalimentar em Terras de Trás-os-Montes”

 A Feira Nacional do Porco é um evento bienal que, mais uma vez, teve lugar na cidade do Montijo. Sob o mote do Porco.PT, a marca de certificação da carne de porco portuguesa, a XXIV edição deste certame decorreu, entre os dias 17 e 19 de Maio.

Depois de em 2016 mais de 300 expositores terem marcado presença, na 24ª edição, em 2018, a área de exposição foi aumentada. A internacionalização da Feira continua a ser um desígnio da organização quer ao nível dos expositores que mostraram mais e diferentes soluções aos empresários nacionais, quer ao nível dos visitantes, onde foi possível às empresas ligadas ao sector fechar negócios, também de exportação durante os três dias da Feira.

Tal como em anos anteriores, a ANCSUB esteve presente com um stand promocional da sua actividade e com uma exposição de suínos de raça bísara. Sendo um evento direccionado para profissionais do sector, além da divulgação e promoção da raça bísara, que foi feita pelos técnicos e funcionários da ANCSUB, também foi possível conhecer as novidades do sector, quer ao nível das instalações, quer ao nível da genética e sanidade, visto que a feira estava muito bem composta de expositores, que mostraram novas e diferentes alternativas. É sempre uma experiência enriquecedora e que nos permitirá aconselhar também os criadores de raça bísara, apresentando-lhe essas mesmas alternativas e soluções para as suas explorações.

Também, no âmbito do projecto “Apoio ao Empreendedorismo do Sector Agroalimentar em Terras de Trás-os-Montes”, em que a entidade promotora é a ANCSUB, desenvolvemos algumas acções de promoção durante o evento. Foram realizadas provas de produtos, com Indicação Geográfica Protegida de Vinhais, tais como o Salpicão de Vinhais IGP, a Chouriça de Carne de Vinhais IGP e Presunto Bísaro de Vinhais IGP. Foi também apresentada uma iguaria gastronómica, bem típica da nossa região, como são os Rojões de Porco Bísaro, cozinhados ao lume, na sua própria gordura e nos típicos potes de ferro, o que lhes confere um sabor único e que fez as delícias dos visitantes.

Por fim, importa referir que os produtos apresentados pertenciam a empresas de Vinhais.

Pedro Fernandes

Técnico ANCSUB