AÇÕES – O QUE SE PRETENDE
ACÕES
o que se pretende :
O projecto pretende apoiar o empreendedorismo no agroalimentar regional e tem previsto primeiro um esforço, coordenado com as entidades do sistema de I&I, para uma adequada e eficaz qualificação dos produtos e produtores. Com esta estratégia inicial pretende-se envolver de forma mais activa e imediata os actuais empresários e motivar o aparecimento dos futuros empresários.
Ação 1- INOVAÇÃO e CAPACITAÇÃO no AGROALIMENTAR REGIONAL
Com esta ação pretende-se promover a diferenciação no sector agroalimentar local e regional através da dinamização da inovação, eficiência e competitividade como suporte ao empreendedorismo neste sector.
Ação 2 – ESTÍMULO E APOIO AO EMPREENDEDORISMO no AGROALIMENTAR REGIONAL
Com esta ação pretende-se promover a unicidade dos produtos, empresas e potencialidades do sector Agroalimentar de Trás-os-Montes, e particularmente Vinhais, tendo em vista estimular novas iniciativas empresariais e contribuir para a evolução comunicacional e consolidação do marketing de conteúdo das iniciativas empresariais existentes.
Ação 3 – PLATAFORMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO REGIONAL
Com esta ação pretende-se criar uma plataforma que esteja disponível para facilitar as iniciativas empreendedoras no âmbito do sector Agroalimentar e que perdure após a conclusão deste projecto, evoluindo em simultâneo com o tecido empresarial regional.
Ação 4 – DIVULGAÇÃO E DISSEMINAÇÃO
Ações de disseminação e divulgação junto de empresas e agentes turísticos para a utilização criativa e qualificadora de produtos agroalimentares associados à região de Trás-os-Montes e especialmente a Vinhais. Workshops com Chefs de reconhecida capacidade criativa. Seminários, colóquios e outros eventos para apresentação de resultados do projecto.